domingo, 8 de janeiro de 2012

Espetáculo de Carnaval de 2010 foi um sucesso

Espetáculo de Carnaval de 2010 foi um sucesso

Foram milhares as pessoas que responderam à chamada e que no passado dia 15 de Fevereiro de 2010 assistiram ao espetáculo de Carnaval “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”, nas ruas da cidade da Guarda. Apesar do frio e da chuva, mais de cinco mil pessoas assistiram ao desfile dos foliões desde a Alameda de Santo André até à Praça Velha. Um trabalho apenas possível graças à participação ativa de mais de 400 pessoas, entre técnicos, coletividades, músicos, atores e grupos convidados, todos eles os verdadeiros responsáveis pelo sucesso deste espetáculo coletivo.
Já na Praça Velha, o julgamento foi uma luta renhida entre a acusação do galináceo e a defesa. No entanto, como aliás já todos o sabiam, o Galo foi condenado à fogueira. Antes porém, o réu teve direito a um último desejo. Este ano, o galináceo quis que lhe aparecesse o Anjo da Guarda, e assim aconteceu: um anjo (funâmbulo) cruzou a Praça Velha pelo ar, desafiando tudo e todos. Só depois de realizado o desejo, o galo sucumbiu às chamas purificadoras, deixando a cidade mais leve e mais feliz para o início de um novo ciclo.
Pelo meio, a organização distribuiu vinho da região ao público e no final foi servida uma monumental canja… de galo.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo foi um espetáculo produzido pela Culturguarda/TMG para a Câmara Municipal da Guarda.


Perícia da Guarda

Perícia da Guarda 

No dia 1 de Agosto, o Guarda Unida Sport Clube organiza uma das 18 etapas do Campeonato Nacional de Slalom. A prova, IV Perícia da Guarda, decorre no Largo do Mercado Municipal, da Guarda. Entre os participantes são esperados os melhores pilotos da modalidade, estando a prova aberta a pilotos não oficiais.




Guarda e a neve

Guarda e a neve

Quem é da Guarda já está habituado a quando o começo do Inverno ficar à espera de neve na cidade, alguns para não terem aulas, outros por pura diversão e outros nem tanto, mas sempre que a cidade fica coberta de neve esta fica deslumbrante.

Como podemos ver nestas imagens:

 

Vista do Bairro do Pinheiro e Guarda-Gare.

Aquele veiculo à direita é o ideal para certos dias...


Que bela pista para o Sku!


A mesma rua, vista de cima. A rua está fechada ao trânsito automóvel para quem desce, mas é sempre engraçado ver uns "artistas" sem correntes a arriscar descer.


A entrada para o centro histórico.


Aqui compram-se belos queijos, morcelas, vinhos e outros produtos saudáveis.


As próximas fotos são tiradas de um Jardim na rua Batalha Reis. Aqui a vista sobre o Teatro Municipal da Guarda.




Outra vista do vale.

Ar puro da Guarda (Américo Rodrigues enfrascou ar da Guarda)

Ar puro da Guarda (Américo Rodrigues enfrascou ar da Guarda)

Guarda é considerada uma das melhores cidades para se viver, graças ao seu ar puro, devido da altitude a que a cidade se encontra.

Desporto e Lazer

Pavilhão Desportivo Municipal S. Miguel
As instalações do Pavilhão Desportivo Municipal S. Miguel constituem património municipal e visam contribuir para o desenvolvimento desportivo do concelho de uma forma racional e harmoniosa e para a promoção de hábitos de vida saudável.

  

Estádio Municipal da Guarda
As instalações do Estádio Municipal da Guarda, património municipal e visam contribuir para o desenvolvimento desportivo do concelho de uma forma racional e harmoniosa e para a promoção de hábitos de vida saudável.  

  

Piscinas Municipais

  

Cyber Centro
O Cyber Centro é um projeto da Câmara Municipal da Guarda para mais informações consulte o site do Cyber Centro.
Site: http://www.cybercentro-guarda.pt/


Teatro Municipal da Guarda
O Teatro Municipal da Guarda (TMG) é um projeto da Câmara Municipal da Guarda para mais informações consulte o site do TMG.
Site: www.tmg.com.pt 
 

Guarda, a cidade mais alta de Portugal

Guarda, a cidade mais alta de Portugal 

  

Situada a 1056 metros de altitude, a Guarda é a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal, pertence à sub região estatística da Beira Interior Norte. O núcleo urbano da cidade da Guarda tem 31 224 habitantes.
O concelho da Guarda tem 717,88 km² de área e 44 264 habitantes (2006), subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. 

Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos. Entre os quais os Igaeditani e os Lancienses Oppidani. Durante muito tempo os historiadores julgaram que a civitas Igaeditanorum (Egitânia) se localizava na Guarda mas mais recentemente chegou-se à certeza que tal localização era em Idanha-a-Velha. Daqui que o gentílico de egitanienses se enraizou. No entanto, se a Guarda não tivera sido Egitânia, teria sido o que então? Confinando com os terrenos dos Igaeditania, a norte estavam os dos Lancienses Oppidani cuja capital, a civitas Lancia Oppidana, foi referida a curta distância da actual localização da Guarda. Esta teoria foi defendida acerrimamente pelo General João de Almeida (influente militar português, herói das campanhas de África, natural da Guarda), o que levou alguns críticos a menosprezá-la, no entanto, todas as pesquisas seguintes indicam a sua veracidade. Já o nome de Guarda terá sido uma derivação de um castro sobranceiro ao Rio Mondego, o Castro de Tintinolho, identificada como a Ward visigótica.

Imagem de satélite da cidade da Guarda



Centro Histórico da Guarda

TMG

TMG

TMG

TMG
TMG

Aqui são publicados textos críticos, ideias, pensamentos, de alguma forma relacionados com a actividade cultural deste novo espaço da cidade e da região, o Teatro Municipal da Guarda.

Grande Auditório 
Grande Auditório

O Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda é o local privilegiado das grandes produções. Equipado com fosso de orquestra, tem capacidade para receber grandes companhias de Teatro, Dança, Música ou até mesmo Ópera. Este espaço localiza-se no Piso 0 do TMG. Com 626 lugares, o Grande Auditório está equipado com material para tradução simultânea, pelo que pode também ser utilizado como centro de congressos.

Pequeno Auditório
Pequeno Auditório

Situado no 2º piso do TMG, recebe teatro, música, e é também o local do cinema no TMG. Com capacidade de 161 lugares.

Galeria de Arte
Galeria de Arte

A Galeria de Arte recebe exposições de artistas conceituados. Passaram já pela Galeria do TMG Júlio Resende, Manuel Cargaleiro, Júlio Pomar, Maria Oliveira, Júlio Cunha, Pedro Figueiredo, Graça Morais, Sofia Areal, Elizabeth Leite, Nadir Afonso, Julio Mediavilla, entre outros.

Café Concerto 
Café Concerto

Teatro, variedades, música e conferências são apenas alguns exemplos dos eventos a que pode assistir neste espaço. Com uma lotação de 125 lugares, o Café Concerto dispõe também de livros e de jornais para consulta. Acesso Wireless à Internet. Nos meses de Verão tem também serviço de esplanada. Aberto de Terça-feira a Domingo.

Bar do Grande Auditório
Bar do Grande Auditório

Aberto sempre que há espectáculos no Grande e no Pequeno Auditório. Situa-se no 2º piso do TMG (junto ao Pequeno Auditório).

Parque de Estacionamento
Parque de Estacionamento

O Teatro Municipal da Guarda dispõe de um Parque de Estacionamento com 3 Pisos e com um total de 175 lugares de estacionamento.

Para mais informações consultar:

Obrigatório visitar a Guarda em Agosto

Obrigatório visitar a Guarda em Agosto

Já foi notícia em todos os jornais nacionais e televisões. Mas para quem anda distraído e tropeçou neste blog agora, fica informado. É OBRIGATÓRIO vir à Guarda até ao dia 31 de Agosto.
Aqui ficam algumas fotos para quem ainda não se decidiu a cá vir:
Cá fora para explicar a derrapagem financeira da obra, que demorou mais tempo a ser construída que a estação do Terreiro do Paço do metro. Foram 150 anos. Por falar em metro, parece que afinal na Guarda também já há metro há muitos anos, uma linha só com 2 paragens...

Depois de vermos a casa por dentro, é hora de procurar a amada.

Está ali em cima!

Agora já está aqui. Raio de rapariga, não pára quieta!

Onde está? Onde está? Nunca a apanho!

No fim, é preciso subir uma escadaria sem fim e visitar os terraços da Sé. Porque está ali um telhado negro, foi o FMI que mandou?

Ao centro, um pouco para a esquerda penso que será o Cabeço das Fráguas.

Torre de Menagem, onde as vistas ainda são melhores que na Sé. Visita obrigatória também.

As eólicas da Guarda. A da esquerda é tímida e fugiu da fotografia.

Lá ao fundo já mandam os que lá estão!

 Estátua de  D. Sancho I, o fundador da cidade da Guarda

No vale ao fundo corre o Mondego.

Quem sabe onde isto está?

Julgamento e Morte do Galo do Entrudo

Na Guarda, de há uns anos para cá é tradição na 2º feira de Carnaval haver o "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo". A origem desta tradição pode ser lida aqui.

Por uma ou outra razão, nunca tinha conseguido ir a este julgamento. Agora que já fui, posso dizer que é um espectáculo a não perder!

É um espectáculo multimédia, com música, fogo, números de circo e claro está, teatro, com o julgamento do Galo. Os texto estão muito bem escritos, com muitas (in)directas a filósofos gregos, malta Valente, pessoas Assiz perspicazes e muitos outros alvos!

No final, o bicho não se safou ao fogo e acabou numa canja distribuída a todos, acompanha de binhaça de Pinhel. O site do evento está aqui.

Aqui ficam algumas fotos, as possível numa máquina de flash fraquinho.
A abertura do desfile, feita a "lança-chamas"

Serão os restantes ingredientes para a canja?

A galinha prestes a ficar viúva

Felizmente a organização pensa em tudo, ninguém ficou à sede.

A Juíza e os advogados de defesa e acusação.

 Será uma das muitas amantes do Galo, que também o querem na fogueira?

Um dragão, para acender a fogueira.

Será um cherne da UE?

Garrafões com perninhas?

O carro do povo, rodeado de vários ministros. Na foto, o ministro dos Assaltos.

Sem comentários...

Finalmente o dito cujo. Apesar de estar a caminho da fogueira, continua com o mesmo ar superior e que tem toda a razão do mundo.

Aquelas penas vão arder como palha seca!

Local onde foi feito um espectáculo de circo. Assustador...

A chegada do cortejo à Praça Velha.

A Praça Velha estava muito bonita, cheia de gente e bem iluminada.

Depois de um rápido julgamento, o que todo esperávamos. O Galo, culpado de todos os males que aconteceram no última ano, preste a acabar na canja!

As ultimas penas a arderem! Para o ano, outro galo, outro condenado!

Produtos da Terra

Uma das perguntas que alguém de fora que vem à Guarda faz é: "Onde posso comprar bom queijos e bons enchidos?"

Um dos locais com melhor apresentação, mais variedade, bons preços e simpatia no atendimento é a loja "Produtos da Terra".



E chegar lá também é fácil. De carro, estacionar no C.C. Vivaci, sair pela porta do 3º piso, virar à esquerda e depois na 1º à direita. Fica logo antes da entrada na muralhas, no lado direito.

A pé, seguir para o C.C. Vivaci e seguir as instruções escritas atrás.

A loja, além de queijos e enchidos, tem também bolos regionais, pão, vinhos, azeites, doces e compotas, chás, etc.

Torre de Menagem

E nada melhor para começar este blog, do que descrever a visita ao local mais alto e visível da cidade, a Torre de Menagem, a 1056 metros de altitude!

A Torre de Menagem foi alvo de obras, que incluíram a construção de um pequeno Centro de Acolhimento onde estão expostos artefactos arqueológicos que foram recolhidos no Concelho da Guarda desde a pré-história até ao século XVIII. Tem também um pequeno balcão com folhetos turísticos e livros sobre a a Guarda.

Como "promoção" de abertura foi-me oferecido um interessante livro com o titulo "Roteiro Arqueológico da Guarda - Território, Paisagens e Artefactos", com a descrição dos Catros de Tintinolho e Jarmelo, Póvoa do Mileu e Castelo da Guarda. Quem quiser um exemplar é melhor apressar-se a visitar a Torre, pois a tiragem é de apenas 2.000 exemplares.


A visita à Torre de Menagem é guiada e começa pelo último piso, com uma vista espectacular a 360º sobre toda a cidade e arredores. Estava uma vista espectacular, com as nuvens por baixo a cobrir parte da paisagem.


No piso do meio vemos numa projecção o foral da cidade e um resumo da história da Guarda em banda desenhada, utilizando um livro de José Cortês.

No piso térreo existe um pequeno auditório com um filme sobre a Guarda em 3D. É interessante, mas na minha opinião deveria incluir algumas legendas ou locução, pois quem não é da Guarda fica sem saber o que está a ver.

Como curiosidade, na janela do 2º piso vivem actualmente 2 novos habitantes. São 2 pequenos morcegos, que aproveitaram o espaço entre a pedra e a janela para se abrigarem durante o dia. Tentei tirar uma foto, mas com o telemóvel e contra-luz foi impossível.

Para quem gosta de paisagens ou arqueologia, não deve deixar de fazer esta visita.

Para mais informações consultar:
http://vivercidadeguarda.blogspot.com/search/label/centro%20hist%C3%B3rico