domingo, 8 de janeiro de 2012

Distrito da Guarda

Distrito da Guarda
Distrito da GuardaGuarda é um distrito de Portugal pertencente à província tradicional da Beira Alta, salvo os concelhos mais a norte, que pertencem a Trás-os-Montes e Alto Douro. Limita a norte com o Distrito de Bragança, a leste com a Espanha, a sul com o Distrito de Castelo Branco e a oeste com o Distrito de Coimbra e com o Distrito de Viseu. Tem uma área de 5 518 km² (7.º maior distrito português) e uma população residente de 168 898 habitantes (2009)[1]. A sede do distrito é a cidade com o mesmo nome.
A Guarda é o único caso de um distrito português com um enclave, devido ao encravamento da freguesia de Guilheiro (concelho de Trancoso) entre os concelhos de Sernancelhe e Penedono (ambos do distrito de Viseu).


O distrito da Guarda subdivide-se nos seguintes 14 municípios:
§  Almeida
§  Gouveia
§  Guarda
§  Mêda
§  Pinhel
§  Sabugal
§  Seia
Na atual divisão principal do país, o distrito encontra-se quase totalmente integrado na Região Centro, embora Vila Nova de Foz Côa pertença à Região Norte e à sub-região do Douro. Os restantes concelhos compõem as sub-regiões da Beira Interior Norte e da Serra da Estrela, havendo ainda um pertencente a Dão-Lafões.


Em resumo:
§  Douro
§  Almeida
§  Guarda
§  Meda
§  Pinhel
§  Sabugal
§  Gouveia
§  Seia

0 comentários:

Enviar um comentário